A serigrafia, ou silk-screen, consiste em um processo de impressão que é realizado a partir de um estêncil, em que a tinta é prensada por meio de um pequeno crivo para um substrato. Originalmente, as telas foram confeccionadas com seda, dando o nome ao processo:
- Serigrafia: seri (seda) e grafia (escrever ou desenhar) – em grego;
- Silk-screen: silk (seda) e screen (tela) – em inglês.
A serigrafia é utilizada principalmente para a impressão de artigos como camisas, canecas e cartazes. Além disso, esta técnica é bastante versátil, possibilitando a obtenção de diversos resultados.
O processo de serigrafia consiste na vazão de tinta através da pressão de um puxador ou de um rodo, tudo por meio de uma tela de seda preparada anteriormente. Sendo assim, a matriz serigráfica – a tela – é esticada em um quadro e é gravada por meio de uma emulsão fotossensível e posta sobre um fotolito. Posteriormente, a tela é colocada em uma mesa de luz.
Os pontos escuros do fotolito dizem respeito aos lugares em que a tela será vazada, possibilitando que a tinta passe pelo tecido. Por outro lado, os pontos mais claros se tornam impermeáveis, impossibilitando a passagem da tinta.
Fonte: LEOCÁDIO, Rodrigo. O que é Serigrafia? Tudo sobre o processo de silk-screen! Futura Express, 2020. Disponível em: https://www.futuraexpress.com.br Acesso em 21 de junho de 2023.